terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Eu maior: O que você está fazendo na vida?



Letícia Sabatella está entre os trinta entrevistados que tentam
responder: O que é a vida?
Domingo. Madruguei e fui para a Rodoviária do Tietê buscar minha irmã que voltava de viagem. O ônibus teve um atraso de duas horas, tempo em que fiquei sentada assistindo às pessoas e pensando em seus destinos. No rádio, pelo menos, os programas dominicais não são tão deprimentes.

Tiveram a bondade de reprisar uma entrevista  com os irmãos Fernando Schultz e Paulo Schultz, que assumem a direção e produção do documentário “Eu maior”, lançado no fim do ano passado, que sutilmente nos indaga: Qual o sentido da vida? O que é felicidade?

Ao assisti-lo, me levei para o centro de uma roda, cuja borda era formada por muitas de mim. Assim devem ter se sentido os trinta entrevistados que compõem o documentário. Entre eles, o inspirador Rubem Alves, a atriz Letícia Sabatella, Leonardo Boff, Marina Silva, e outros, conhecidos e improváveis.

A professora de vedanta, Glória Arieira, é esclarecedora ao falar dos percalços próprios da existência e da busca incessante pela felicidade.

“Do que eu estou sofrendo? Será que é porque eu não tenho determinadas coisas que as pessoas têm? Ou mesmo que eu tivesse, continuaria sofrendo? Discernir o problema para buscar a solução, é fundamental. Muitas vezes, buscamos a solução, sem pensar o problema.”

Além disso, muitas vezes, esticamos o sofrimento, disputando de quem é o pior flagelo. É como o escritor Gustave Flaubert nos advertia, a tristeza é um vício.

“As emoções em nós, são muito rápidas, são instantâneas, o resto é memória. E nós chamamos essa memória, principalmente de coisas desagradáveis”, afirma a serena Monja Coen.

A abertura do filme é belíssima. A fotografia é minuciosa e delicada, uma poesia. Pequenos retratos cotidianos, delicadas crônicas da eternidade. Mais do que um filme sobre a busca da felicidade e do autoconhecimento, um salto para dentro de si.

Flávio Gikovate, psiquiatra, e um dos entrevistados, concorda que “A vida não tem sentido nenhum, mas não é proibido dar-lhe algum”. A vida, quem sabe, talvez, um subir de degraus para lugar nenhum... O que é a vida? 


Eu maior, documentário completo:  




Nenhum comentário:

Postar um comentário