terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Por que os homens não gostam de levar cantada na rua?


Dia desses estava a caminhar com um amigo na Linha Amarela do Metrô, até que fomos interpelados por dois olhos grandes e lascivos. Eram de uma bichinha, muito da simpática e abusada. Nos cumprimentou e foi andando devagar, sempre com os olhos fixos no meu amigo.

Bufando, logo veio a indignação:

- Eu não tenho preconceito, mas, porra, precisa olhar desse jeito! – Bradou, possesso.

E assim seguiu durante boa parte do caminho, discursando sobre gays que cobiçam à luz do dia.

Fazendo um traçado, fiquei pensando... A mulher desde que nasce já está condicionada a passar por essas situações. Quando estava lá com os meus onze anos, peitinhos crescendo, minha mãe já tratava de me cobrir para não “chamar a atenção”. Era o jeito dela de me proteger.

Se a situação não está fácil para eles, agora vá para o outro lado do rio, se imagine com peitos e silhueta. A coisa certamente piora.

Recentemente, uma pesquisa feita com 7.762 mulheres apontou que 99,6% das entrevistadas já foram assediadas sexualmente; 90% das mulheres disseram ter trocado de roupa pensando no lugar onde iriam por receio de assédio; 82% foram agarradas na balada e 68% declararam que foram xingadas após a recusa de uma cantada. As informações são do site OLGA, jornalismo independente e feminismo.

E se o assédio dos homens para com as mulheres se restringisse aos olhares, vá lá, e quando acontecem aquelas frases infames ou quando, uns mais boçais, te mostram aquilo que você não pediu para ver. É de dar pena. Que derrota da humanidade esses machos rasos.

Em linhas gerais, meu amigo se incomodou com os olhares do rapaz, não porque seja homofóbico, mas porque se sentiu acuado. Como as mulheres se sentem toda vez que são chamadas de ‘puta’ na rua e sequer agradecem ao homem que se dispôs a comê-las. Quanta ingratidão.


Fiquem com a tirinha da Thais Gualberto, do blog kisuki




Angelina Miranda é jornalista e escritora sem livros.
Ri alto, é fã de fotografia, cachorro, botecos e maus modos.
Dá uns pitacos pelo Feici e faz uns versos no Poesias Angelinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário