terça-feira, 26 de maio de 2015

ENEM 2015: mais uma vez Jornal Nacional explica para confundir

Vejam a quantidade de alunos que terão seus direitos suprimidos graças à novas mudanças no ENEM. SQN. 
- Meu filho não vai poder estudar, cortaram um direito que é dele! Mas não tem problema, me viro pago um cursinho.

Chegou ao trabalho dona Rosana, auxiliar de limpeza, indignada com as novas alterações no ENEM 2015. Segundo o que o telejornal informou, seu filho, de 17 anos, que não tem o ensino médio completo, não terá acesso aos programas do governo federal como o ProUni, SISU e Ciências sem Fronteiras.

Estranhei a nova regra. Por mais que haja cortes recorrentes nesta administração, nas áreas de educação e saúde, essa medida seria um tiro no pé, assim como as recentes negativas de acesso ou continuidade no programa de financiamento estudantil, FIES. Rosana tinha até avisado ao seu filho, esse novo “corte” já era dado como certo.

Fui pesquisar. Li de cabo a rabo as novas regras no portal do INEP.

No site do órgão não havia nenhuma menção do que Rosana reclamava como uma suspensão de direito. No entanto, lembrei-me que ela disse ter visto a matéria no Jornal Nacional.

Entrei no site do jornal e assisti ao vídeo do dia 25/05, na metade da matéria “esclarece” a repórter:

“Menores de 18 anos sem o ensino médio NÃO PODERÃO usar o ENEM para tentar vaga na universidade. Eles só podem fazer o ENEM como treineiros.”

Concordo que pode ter existido um julgamento apressado por parte de Rosana. Mas não podemos ignorar a forma como o enunciado foi transmitido, em um horário em que boa parte dos telespectadores está em casa exaurido pelo trabalho e o trajeto percorrido.

No Brasil, quem é que pode ingressar na universidade sem ter concluído o ensino médio? Ninguém. No Acre ou no Rio de Janeiro, se não for apresentado um documento que comprove a conclusão desta fase do ensino você não vai se matricular em nenhum curso.

O que a matéria dá a entender é que um jovem não poderá ingressar na universidade, por meio do ENEM, não por uma questão de formação incompleta, mas por determinação de uma nova norma da prova.

A matéria poderia inverter o que é realmente importante e informar: Se você é menor de 18 anos e conclui o ensino médio neste ano PODERÁ usar o ENEM para ingressar em uma universidade.

Em 2006, aos 16 anos, prestei a prova e sabia que seria apenas uma “treineira”, pois teria mais um ano de ensino médio pela frente. Então este dado não é novo, mas foi apresentado como tal dando margem para interpretações equivocadas.

Pois bem, antes de revelar a Rosana que o seu filho teria direito a se inscrever no programa que desse na telha, claro, desde que tenha boa pontuação na prova, ela me surpreendeu como a seguinte resposta:

- Rosana, não dá para acreditar em tudo o que passa na televisão, nem em tudo o que é publicado...

- Mas me explica, como é que o jornal vai mentir assim em rede nacional?

Mentir é forte. Mas se o meio (como se dá a notícia) também é a mensagem então temos muito que questionar e discutir. 



Angelina Miranda é jornalista e escritora sem livros.
Ri alto, ama a natureza, é fã de fotografias, cachorros e botequins.
Dá uns pitacos pelo Feici e faz uns versos no Poesias Angelinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário